English version

Compliance - ONESOURCE TAX ONE FOR SAP

Evolução Técnica e Funcional

Q1/2025
A configuração da composição de custos na apuração do IRPJ/CSLL foi aprimorada. Agora, o usuário pode optar por relacionar os códigos da tabela dinâmica por conta contábil ou realizar a inserção manual.
A geração da ECF agora considera a demonstração do resultado líquido no período fiscal.
Um novo relatório de plano de contas referencial já está disponível, demonstrando a relação entre o plano de contas e o plano referencial.
O relatório do plano de contas referencial da ECD I051 foi ajustado para exibir também as contas contábeis não relacionadas.
A geração do arquivo Tinus já está disponível para os municípios de Caicó, Camaragibe, Macaíba, Pau dos Ferros e Vitória do Santo Antão.
No módulo "Obrigações Federais > PIS/COFINS", a tela de configuração do resumo da apuração "Detalhamento das receitas isentas, sem incidência, sujeitas a alíquota zero ou com suspensão" foi aprimorada. Agora, o usuário tem mais flexibilidade para configurar, alterar e excluir informações conforme sua necessidade.
PIS/COFINS", a configuração das regras de detalhamento das receitas isentas, sem incidência, sujeitas a alíquota zero ou com suspensão, foi atualizada. Agora, o usuário pode selecionar lançamentos contábeis específicos para compor os cálculos dos valores dos registros M400 e M800 na apuração do PIS/COFINS.
No módulo STM, foram criados os relacionamentos necessários para a geração do arquivo da obrigação municipal de São Luiz - MA.
A tela do questionário da ECF, com todas as perguntas do guia prático, controle anual e gravação de informações na shadow do TDF, está em desenvolvimento.
O sistema está sendo atualizado para, no momento do encerramento do IRPJ/CSLL, gravar automaticamente o balanço patrimonial (L100) no TDF e o balanço referencial (L300). Essa funcionalidade está em desenvolvimento.
A funcionalidade para configurar a composição de custos na apuração do IRPJ/CSLL está em desenvolvimento. Em breve, o usuário poderá relacionar os códigos da tabela dinâmica por conta contábil ou incluir o valor manualmente.
A funcionalidade para configurar e visualizar a alíquota efetiva do IRPJ está em desenvolvimento. Em breve, o usuário terá acesso a uma tela de configuração com valores e cálculos, além de um relatório demonstrativo.
No módulo "Obrigações Federais > IRPJ", a funcionalidade ECD I051 foi aprimorada com a criação de uma configuração para exibir os parâmetros realizados. Essa configuração permite incluir, excluir e editar os campos "DE x PARA" no plano de contas referencial. Além disso, foi adicionada a funcionalidade de carga em massa via template Excel, acessível através do aplicativo de Download e Upload, facilitando a importação de dados.
Q2/2025
Onesource Tax Payments

- Token de integração entre soluções

- Integração de Guias por apuração ICMS Próprio referente às UFs: BA, DF, ES, GO, MT, MS, MG, PA, PR, PE, RS, SP e TO.

Apuração IRPJ

- Criação de parâmetro que permite considerar valores de saldos através de lançamentos contábeis através da view SAP saldo_contabil diário.

- A utilização do cenário de consumo da view saldo_contabil permanecem inalterada para as empresas que já a utilizam.

- Criação de configuração da composição de custos na apuração do IRPJ/CSLL para que o usuário possa relacionar os códigos da tabela dinâmica por conta contábil ou incluir o valor manualmente.

Apuração PIS/COFINS: Implementação de Filtro de Origem do Material para aplicação de regras de ajustes
Fonte de Dados Inconsistências Notas Fiscais: Gestão e controle de falhas de sequência numérica na emissão de documentos fiscais eletrônicos
Fonte de Dados Notas Fiscais Utilities: Implementamos a funcionalidade de contagem de registros nos relatórios gerados a partir da fonte de dados Utilities. Esta melhoria atende à necessidade de ter relatórios resumidos com informações quantitativas, facilitando a análise dos dados.

Controle de Estorno de Crédito de ICMS - operações de Deterioração, Extravio, Furto e Perda de Mercadoria: Inclusão de possibilidade de configuração de parâmetros de entrada para delimitar os documentos de entradas que devem compor o cálculo do estorno.

Conciliação Contábil x Fiscal – Impostos Indiretos: O sistema agora permite a exportação de relatórios analíticos e sintéticos em formato Excel, incluindo detalhes completos do processo. Além disso, durante a parametrização de rotinas, será possível inserir uma descrição personalizada, facilitando a identificação das conciliações em andamento.

Q3/2025
Ressarcimento SP

Disponibilização de 3 novos relatórios:

1. Regra de validações;

2. Confronto das entradas;

3. Devoluções de saídas – confronto das entradas

- Relatório Consolidado Produtos: inclusão das linhas Saldo Inicial e Saldo Final atrelado ao código do item a que se referem os saldos.

Fonte de Dados - Notas Fiscais Inconsistências:

- Disponibilização de validação dos documentos fiscais eletrônicos, que possibilita a identificação e visualização das chaves de acesso inválidas.

- Disponibilização da possibilidade de verificação de inconsistências por UF da Unidade Organizacional.

EFD Contribuições

- Integração do sistema com a view PIS/Cofins registro F130 do SAP para consumo de dados de Apuração.

- Liberação de fonte de dados para demonstração dos valores totalizadores de contas contábeis provenientes das cargas de lançamentos do registro F100.

Contabilização PIS/COFINS: Inclusão da coluna com o número da conta contábil para identificação da origem do crédito ou débito na tela de Contabilização Automática > Lançamentos Contábeis do módulo PIS e COFINS.
Apuração do IRPJ: Disponibilização da opção de alteração manual do saldo contábil utilizado como adição ou exclusão diretamente na tela, tornando o uso dos filtros opcional.
Q4/2025
 

Atualização Legal

Q1/2025
O processo de antecipação do FECP para os estados do MT, SE e AL foi atualizado. As informações relevantes já estão disponíveis nas fontes de dados de Contabilidade e Documento de Arrecadação, acessíveis através do aplicativo de Geração de Relatórios.
Implementamos as seguintes melhorias no aplicativo ICMS:

- As guias de recolhimento são exibidos nos relatórios do aplicativo do ICMS.

- O processo de ajustes e guias de recolhimento está em conformidade com as configurações do FECP para os estados do AL, SE e MT.

- As informações necessárias para a geração dos registros do bloco E do SPED Fiscal são gravadas de forma confiável.

A funcionalidade de apuração do ICMS foi aprimorada com a inclusão do cálculo e geração do relatório de valores declaratórios. Este relatório, disponível na aba de ajustes automatizados da Apuração de Impostos Indiretos - ICMS, engloba ajustes automatizados, valores agregados e utiliza o modelo 62 de NF e Utilities.
As configurações de antecipação do FECP foram atualizadas para os estados de AL, MT e SE, permitindo a definição dos vencimentos das guias e das informações dos ajustes a serem gerados. Os valores da apuração do FECP do período atual são integrados como ajustes na apuração do ICMS. O percentual de antecipação do período anterior é apresentado como ajuste e guia de recolhimento na apuração do ICMS, juntamente com o valor residual (valor apurado no mês menos a antecipação). Também foi liberada a inclusão dos valores de FECP antecipado e residual na apuração do FECP, facilitando a validação da apuração do FECP TELECOM.
Inclusão de códigos de ajuste nas tabelas 5.1.1 e 5.3 para a apuração do ICMS, conforme especificações EFD ICMS/IPI - RS.
Disponibilizado o parâmetro "Apresentar valor do ajuste no Registro C197 - Campo 8", visando atender os códigos de ajustes automatizados da tabela 5.3 conforme a - EFD ICMS/IPI - GO – ICMS.
O módulo ICMS > Apuração de Impostos Indiretos agora permite ajustes manuais, com a flexibilidade de incluir ou não o código do produto.
O módulo DIRF > Obrigações Federais foi atualizado com o novo leiaute para atender à DIRF 2025. Essa atualização inclui todos os registros e campos obrigatórios, como DIRF / RESPO / DECPJ / IDREC / BPFDEC / RTRT / RTIRF / RTPO / BPJDEC / RPDE / BRPDE / VRPDE / FIMDirf. É importante ressaltar que os demais registros não fazem parte do escopo da geração da DIRF.
No módulo DIME SC > Obrigações Estaduais, o Quadro 11, Campo 105 (Crédito Declarado no DCIP), foi atualizado. Os valores dos créditos de ajustes dos códigos SC14 (Tabela 5.1.1, B) e SC61 (Tabela 5.3, B) agora serão informados no campo 12 (VL_Deduções_ST).
A versão 019 (referente a 2025) já está disponível na tela de geração do Sped Fiscal, dentro do módulo Speds > Sped Fiscal.
O módulo Importação Cobilling, dentro de Obrigações Telecom, recebeu um novo parâmetro: "Considerar valor do Cod_Mun no campo Cod_Mun_Dest". Ativando este parâmetro, o usuário escolhe se o código do município gravado na nota fiscal será o de origem ou o de destino.
A geração de Cobilling, dentro do módulo Obrigações Telecom, agora inclui o parâmetro "Código do IBGE". Com ele, o usuário define se o código do município gerado no arquivo será o de origem ou o de destino.
A Geração Cobilling, dentro de Obrigações Telecom, agora inclui os valores dos documentos Utilities do modelo 62 (Nota Fiscal Fatura Eletrônica de Serviços de Comunicação - NFCom).
No módulo Importação Cobilling > Obrigações Telecom, o campo COD_MUN_DEST (Código do Município de Destino) para utilities pode ser ajustado na tela do aplicativo Nota Fiscal.
O módulo Convênio 115, dentro de Obrigações Telecom, agora conta com um novo parâmetro para definir a regra de tratamento dos campos UF, Município e código do município da fonte de dados Utilities. Este parâmetro oferece a opção de utilizar o formato atual ou as variações COD_MUN_DEST e UF_DEST.
O relatório de Receitas Isentas e Não Tributadas, no módulo PIS/COFINS > Obrigações Federais, agora possui uma nova aba para a origem de contabilidade. A aba exibe as informações necessárias para validar os valores gerados a partir da contabilidade.
No módulo Ressarcimento ST - RJ, foi adicionado o relatório "Relatório operação entradas perda, roubo, quebra, extravio, inutilização ou consumo de mercadoria". Este relatório apresenta os documentos fiscais de entrada e saída que acobertam a operação.
No DIA AM, as notas NFCom (modelo 62) foram incluídas para operações de comunicação de entradas. Os itens desses documentos fiscais serão exibidos nos arquivos de geração da Matriz Nacional. É importante observar que os documentos fiscais com modelo 62 devem compor o arquivo Tipo declaração mensal e devem ser apresentados no relatório de conferência.
Os documentos fiscais com modelo 62 (Nota Fiscal Fatura Eletrônica de Serviços de Comunicação - NFCom) agora devem constar nos respectivos registros da GIA-SP.
O relatório resumido do IRRF e o arquivo do Ato Cotepe 74/17 foram ajustados para considerar notas fiscais NFCom de modelo 62 (Nota Fiscal Fatura Eletrônica de Serviços de Comunicação).
A MIT (Manifesto de Documentos Fiscais), nova obrigação acessória que substituirá a DCTF (Declaração de Créditos e Tributos Federais).
Q2/2025
Ressarcimento ICMS-ST (RJ e CE): Revisão e atualização das configurações e dos cálculos relacionados aos Ressarcimentos de ICMS-ST dos estados do RJ e CE.
Ressarcimento PR: Atualização e adequação para inclusão do Registro 1115, a partir de 01/06/2025, conforme a versão 1.6 do Manual do Arquivo Digital de Recuperação, Ressarcimento e Complementação do ICMS-ST – ADRC-ST.
Scanc Distribuidora: Disponibilização de nova configuração denominada "Proporção base de cálculo – B100 e GLGN" para o SCANC contribuinte. Esta configuração permite informar o percentual de proporção da base de cálculo para os produtos com códigos SEF "B00" e "GPN". O percentual informado será aplicado no cálculo do campo 23 do tipo 45 para os documentos fiscais de saídas referentes aos itens B00 e/ou GPN.
Q3/2025
Ressarcimento ICMS-ST (RS): Revisão e atualização das configurações e do cálculo relacionados ao ressarcimento de ICMS-ST do RS.
CNPJ Alfanumérico: Fase inicial: levantamento dos requisitos atuais e dos novos requisitos relacionados ao formato alfanumérico. Avaliação do impacto no banco de dados, nas validações, nas rotinas de importação/exportação, nas integrações e nos relatórios.
Q4/2025
 

Reforma Tributária

Q1/2025
Discussões internas sobre arquitetura e estratégia de aplicação.
Q2/2025
Mapeamento de Negócio - Apuração de campos view standard SAP
Inclusão dos campos standard SAP (Nota fiscal) mapeados no sinônimo TR (Wrapper) - Fase 1
Inclusão novos campos View Nota Fiscal
Relatório de notas fiscais no aplicativo Geração de relatórios
Criação de componentes de gerenciamento de filas, análise técnica e desenho dos processos da apuração, adequação logs e requisitos não funcionais
Tratamento dos novos impostos na view de consumo TR - Utilities
Relatório de documentos fiscais no aplicativo Geração de relatórios - fonte de dados: Utilities
Prototipação e Design - Apuração CBS e Conciliação Tax One for SAP x RFB (Fase1) e apresentação clientes piloto​
Tabela complementar utilities - Aplicativo Download e upload
Q3/2025
Inclusão dos campos CST e CclassTrib liberados em 01/07/25 (Wrapper) - (Fase 2)​
Início testes projeto piloto Apuração Assistida (Fase 1)
Mapeamento de Requisitos Apuração Assistida (Fase 1)
Q4/2025
Integração APIs Portal RFB (Apuração Assistida)​
Mapeamento de Requisitos Conciliação (Fase 1)