Compliance - ONESOURCE TAX ONE FOR SAP/2023

Evolução Técnica e Funcional

Q1/2023
Implementação de novos modelos de Validadores Municipais
Funcionalidade de automação da Emissão das Guias de Pagamentos dos Tributos Estaduais por Operação (GNRE Online, cenário para UFs onde o contribuinte não tem IE). Com exceção as UF´s de SP e ES.
Q2/2023
Criação da fonte de dados 'Inventário item' (Gestão de Dados > Geração de Relatórios) agregando dados das CVs INVENTARIO e INVENTARIO_ITEM. Criação do campo 'operador' nos filtros inseridos com as opções:  maior que menor que maior/igual que menor/igual que Igual Diferente.
Disponibilizada tela com inclusão da Fila de Execução no menu Gestão de Dados > Geração de Relatórios onde é possível visualizar os relatórios em execução, fila, concluídos, cancelados ou com erros.
Realizado ajuste na geração do arquivo NFSE NACIONAL no menu Obrigações Municipais para incluir campo de versão do arquivo com a versão 2.1.
Realizada melhoria no menu Gestão de Dados > Download e Upload para carga em massa do ajuste manual da tabela 5.1.1 (processo "Carga em massa ajuste tabela 5.1.1"). Este processo não trata documentos fiscais relacionados a ajuste e informações complementares, apenas dados que serão apresentados no registro E111 do SPED Fiscal.
Inclusão da possibilidade de divisão do ajuste calculado por uma alíquota (Apuração dos Impostos Indiretos > ICMS), o processo se dá pelo cálculo do ajuste automatizado a partir dos filtros e bases apresentados em tela, que será dividido pela alíquota configurada (ajuste/alíquota divisão).
Alteração na fonte de dados do registro 0500 no menu Obrigações Estaduais > DECLAN RJ, para buscar o valor da receita bruta da tabela de lançamentos contábeis ao invés da tabela de saldo de contas.
Tratamento na "Geração Cobilling" no menu Obrigações Telecom para possibilitar a geração dos arquivos de várias operadoras do mesmo ciclo na mesma chamada da geração.
Realizado ajuste no menu Apuração de Impostos Retidos > PIS / COFINS / CSLL para que o “Fato Gerador” faça parte da chave da Classificação das retenções.
Disponibilizado o Convênio 52 no menu Obrigações Telecom. Neste aplicativo serão realizadas a importação dos arquivos de recibo de entrega deste convênio que terão suas informações capturadas destes arquivos e demonstradas em tela para apreciação do usuário. O hash code do arquivo é uma das informações que serão capturadas. Em seguida, as informações serão gravadas nas shadows correspondentes ao registro D690 para entrega da informação do EFD ICMS/IPI.
Realizadas inclusões de códigos de ajustes e encerramento de vigências no menu Apuração Impostos Indiretos > ICMS das tabelas 5.1.1, 5.2 e 5.3 (UF's: RS e SC).
Tratamento na fonte de dados de Notas Fiscais no menu Geração de Relatórios para incluir o campo Num NF Utilities.
Disponibilizado o campo Conta Contábil nos filtro da parametrização 'Detalhamento das receitas isentas, sem incidência, sujeitas a alíquota zero ou com suspensão' no menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS COFINS. Este filtro incidirá sobre as notas fiscais e lançamentos do F100 que devam ser objeto de detalhamento nos registros M400/M410/M800 e M810.
Disponibilizado o campo 'Centro' como filtro na criação de fichas para o registro F130 do EFD Contribuições. Esta opção está disponível em: tela principal de apuração > Configurações > Apuração de controle de crédito sobre bens do ativo imobilizado. O campo Centro também está disponível no relatório de acompanhamento Ativo Imobilizado Aquisição.
Disponibilizado o filtro 'Centro' no botão de engrenagem das contas contábeis parametrizadas em todas as possíveis cargas encontradas na tela 'Configuração de busca de lançamento contábil' do menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS COFINS.
Disponibilizado o parâmetro 'Demonstrar Número e Subnúmero do Imobilizado no campo Descrição Complementar do Registro F120 do menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS COFINS.
Disponibilizado tratamento no menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS COFINS para utilização do valor de Deduções Diversas antes da tomada de créditos via nota fiscal ou retenção na fonte. Como não houve criação de parâmetro, agora o valor de dedução SEMPRE será utilizado antes de qualquer crédito oriundo do controle de créditos.
Realizado ajuste no menu Apuração impostos indiretos > ICMS para as configurações de ajustes automatizados referentes a antecipação e que possuem códigos de ajustes do registro E111 da EFD ICMS/IPI (tabela 5.1.1). Disponibilizada a opção de apresentar os detalhes das notas fiscais no registro E113.
IRPJ - Disponibilizado na tela principal de apuração gerais o parâmetro: Atualizar valores de Parte B vinculadas manualmente na Parte A, entre os meses, quando status do período estiver 'Reaberto'. Quando ele estiver com SIM, os valores de Parte B vinculadas manualmente na Parte A serão replicados de um mês para o outro quando o período estiver com status 'Reaberto'. Quando ele estiver com NÃO, os valores de Parte B vinculadas manualmente na Parte A não serão replicados de um mês para o outro quando o período estiver com status 'Reaberto'. Quando o status da apuração for 'Aberto', os valores sempre serão replicados de um mês para o outro.
Tratamento no registro CR30 (Obrigações Estaduais > GIA SP) para apresentar os valores do código DIPAM-B 2.2, referente a 'Vendas efetuadas por revendedores ambulantes autônomos em outros municípios paulistas; Refeições preparadas fora do município do declarante, em operações autorizadas por Regime Especial; operações realizadas por empresas devidamente autorizadas a declarar por meio de uma única Inscrição Estadual; Outros ajustes determinados pela Secretaria da Fazenda mediante instrução expressa e específica.'
Ressarcimento ICMS ST - Realizado ajuste na geração do arquivo texto para desconsiderar movimentação dos itens que possui saldo inicial ou final negativo.
Ressarcimento ICMS ST - Inclusão da opção 2 - Complementação do imposto na tela de configurações gerais, campo OPÇÃO_1200.
Q3/2023
Inclusão de códigos das tabelas 5.1.1, 5.2 e 5.3 (referentes aos impostos ICMS, ICMS ST, FECP e EC87) para os estados de Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo (Apuração dos Impostos Indiretos > ICMS).
Inclusão da funcionalidade "Ajuste automatizado" na apuração da EC87 > Apuração dos Impostos Indiretos.
Criação de tabela complementar no Ressarcimento ICMS ST para carga de dados históricos de notas fiscais de entradas, que não tem impacto em quaisquer outros app do sistema.
IRPJ - Inclusão do campo Tipo de Documento na seleção de Lançamentos Contábeis.
Tratamento no menu Gestão de Dados > Download e Upload para dispobilizar a carga na shadow D_CIAP_NF_I nos registros G130 e G140 da EFD ICMS/IPI.
Realizado ajuste no menu Apuração dos Impostos Indiretos > ICMS ST > Fundo de Combate à Pobreza para demonstrar as GNREs nas operações de saídas para as UFs que a estrutura organizacional não possuir inscrição substituta, gerando o registro E240 no SPED Fiscal para cada nota fiscal de saída.
Incluímos os códigos de ajustes em EFD ICMS/IPI (RJ) - Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST para ICMS: 'RJ10080004', 'RJ40080003', 'RJ40080005', 'RJ40080002', 'RJ091224', 'RJ091225', 'RJ091227', 'RJ34', 'RJ35', 'RJ37', 'RJ805463'.  ICMS ST: 'RJ11080001'.
Realizado ajuste técnico na apuração do ICMS Próprio (Apuração Impostos Indiretos > ICMS) para os cenários de notas fiscais da UF SP que possuem valores de "FECP sobre o ICMS Próprio", para que na apuração do ICMS seja considerada a soma dos valores "ICMS + FECP sobre ICMS".
Inclusão dos códigos de ajustes no menu Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST.
Tratamento no menu Gerencial > Extensões para exibir log quando ocorrer algum erro na chamada da exit.
Realizadas inclusões no encerramento de vigência dos códigos de ajustes (MG - Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST).
Realizadas inclusões no encerramento de vigência de códigos de ajustes (RJ -Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST).
Disponibilizado o relatório de acompanhamento 'F100 Configurações' na apuração do PIS/ COFINS, para apresentar todas as parametrizações de contas contábeis encontradas no menu Apuração > Configurações > Configuração de busca de lançamento contábil. Cada uma das opções disponíves representa uma aba no excel gerado.
Disponibilizada nova fonte de dados em colunas da apuração encerrada do ICMS.
Tratamento no menu Gestão de Dados > Geração de Relatórios para possibilitar a contabilização de lançamentos da apuração da IRPJ e CSLL.
Realizada inclusões no encerramento de vigência de códigos de ajustes (EFD ICMS IPI - SP - Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST).
Realizadas inclusões no encerramento de vigência de códigos de ajustes (EFD ICMS/IPI - MA - Apuração Impostos Indiretos > ICMS e ICMS ST).
Disponibilizada nova funcionalidade no menu Obrigações OIL e GAS > SIMP para geração do arquivo da obrigação "SIMP" para atendimento da Agência Nacional de Petróleo (ANP).
Realizado ajuste nas Operações de Débitos por Importação com geração do C197 com código RS99993008 (Apuração dos Impostos Indiretos > ICMS), obrigatório a partir da competência 02/2023.
Criação de parâmetro no menu Apuração de Impostos Retidos > IRRF para determinar o vencimento dos extemporâneos.
Disponibilizada nova configuração no menu Obrigações Estaduais > FCI para cálculo do FCI, configurações "Lista Camex". Disponibilizada opção de incluir manualmente (individualmente) ou carga inicial (layout planilha excel - carga de várias linhas).
Inclusões de códigos de ajustes no menu Apuração Impostos Indiretos > ICMS para a UF DF, referentes a tabela 5.2 da EFD ICMS/IPI.
Disponibilizada nova funcionalidade "Documento de Arrecadação" no menu Gestão de Dados. Essa funcionalidade faz a comunicação com a SEFAZ UF PE, para emissões das GNRE's para recolhimento por apuração ou operação dos impostos: ICMS ST e EC87. Esse app exige uma licença de uso específica.
Criação de parametro na apuração do INSS no menu Apuração Impostos Retidos, nas configurações, para determinar quantos dias após o encerramento do extemporaneos, será calculada a data de pagamento do documento de arrecadação.
Disponibilizada nova configuração para cálculo do FCI em Obrigações Estaduais > FCI "Países Mercosul e Produtos". Disponibilizada opção de incluir manualmente (individualmente).
Disponibilizado novo relatório do FCI "Controle de Alteração de Alíquota e Faixa" (Obrigações Estaduais), onde são demonstrados os produtos e cálculo do FCI do período e o cálculo do período anterior mais próximo ao atual.
Criação do parametro 'rateio juros/multa', nas configuração de 'Juros e Multa' da contabilização automática (Apuração Impostos Retidos / Apuração INSS), para determinar se o valor de multa e juros calculado no encerramento extemporaneo dos retidos, será rateado para os centros de custo dos respectivos lançamentos contábeis.
Realizada implementação para criar tile que lista as versões atuais de todos os aplicativos instalados no ambiente.
Tratamento na DAPI-MG menu Obrigações Estaduais para geração do regostro 27 - Ressarcimento-Substituição Tributária. Conforme regra do layout da DAPI, esse registro será gerado sempre que a empresa emitir nota fiscal em seu próprio nome, com CFOP.
Q4/2023
Desenvolvimento de aplicativo de integração com o sistema OSGT, para busca dos dados de exportação, de tabela própria existente no SAP, e envio das informações para as shadows do TDF referentes aos registros 1100, 1105 e 1110 do SPED EFD.
Criação do parâmetro Apuração de impostos retidos > PCC para determinar o vencimento dos extemporâneos.
IRPJ - Tratamento para disponibilizar os percentuais de cálculo da Base do Imposto de Renda e CSLL. Para cada percentual há ainda a possibilidade de parametrização de contas contábeis para composição do valor. Este percentuais podem ser encontrados acessando a apuração do imposto > Configurações > Configurar composição da apuração > Agrupamento Base de Cálculo.
Tratamento realizado na GIA RS (Obrigações Estaduais) para desconsiderar da obrigação, valores referentes a operações com CFOP igual a 0000.
Inclusão de código de ajuste do ICMS ST: MS150006 (Apuração impostos indiretos > ICMS ST).
Disponibilizada nova funcionalidade no cálculo do FCI por "Ordem de Produção" em Obrigações estaduais > FCI > Configurações gerais.
IRPJ - Tratamento para possibilitar a contabilização dos valores apurados de IRPJ e CSLL através das chaves Débito x Crédito e Débito x Fornecedor ao mesmo tempo. Para isso foi criado na parametrização de contabilização o campo Tipo de Contabilização com as opções Financeiro e Provisão. A opção Financeiro aceita as chaves Débito x Fornecedor, enquanto a opção provisão as chaves Débito x Crédito. Para separar os lançamentos, nas tela de Documento de Arrecadação há agora locais específicos para verificar o número do lançamento/estorno de ambos critérios de contabilização.
Tratamento realizado na DAM AM (Obrigações Estaduais) para desconsiderar da obrigação, valores referentes a operações com CFOP igual a 0000.
Tratamento realizado na GI AM (Obrigações Estaduais) para desconsiderar da obrigação, valores referentes a operações com CFOP igual a 0000.
Realizado ajuste técnico na geração da GIA ST (Obrigações Estaduais), para não considerar os documentos com o CFOP 0000, que são relevantes para um cenário específicos de determinado ramo de atividade (TELECOM).
Inclusão do campo CEST (Apuração dos impostos indiretos > ICMS > Ajustes automatizados) como filtro para os ajustes automatizados na apuração do ICMS.
Tratamento no menu Obrigações Telecom > Fatura de Serviços/Crédito Pré Pago para considerar cada volume com até um milhão de registros, devendo o volume ser indicado em ordem crescente a partir de 1. Respeitado o limite, a última fatura do volume deverá conter todos os seus itens.
Tratamento na Contabilização Automática para atualizar o módulo IRRF-JS, incluindo o módulo tax4b-extensions-backend_api.
Tratamento no menu Obrigações Federais > PERDCOMP para disponibilizar a carga de informações para o registro R15 na funcionalidade Upload/Download. Desta forma, o sistema demonstrará as notas oriundas do banco de dados (conforme regra de geração deste registro) e também as notas carregadas via processo de upload, no formato do registro R15.
Incluído filtro no menu Obrigações estaduais > GIA SP para desconsiderar documentos fiscais com o CFOP 0000 na geração do arquivo digital.
Ajustada as Obrigações Estaduais para desconsiderar notas com CFOP "0000" na geração da DAPI-MG.
Ajustada as Obrigações Estaduais para desconsiderar notas com CFOP "0000" na geração da GIAM TO.
Disponibilizado novo relatório para o Ressarcimento ST da UF SP, "Relatório totalizador - Valores CAT42". Esse relatório é um totalizador do itens que são apresentados no relatório "Ficha 3".
Incluído filtro no menu Obrigações estaduais > GIA SP para desconsiderar documentos fiscais com o CFOP 0000 na geração do arquivo digital.dot_es-db_tax4b - 1.99.1
Incluído filtro no menu Obrigações Estaduais > GIA SP para desconsiderar documentos fiscais com o CFOP 0000 na geração do arquivo digital.
Tratamento no menu Gerencial > Extensões para disponibilizar o app de exit nos módulos: ISS, INSS e PCC.
Criação de campo no meniu Apuraçao Impostos Retidos > Apuração IRRF para inclusão de valor de deduções na tela de documentos de arrecadação da apuração do IRRF.
Incluído o campo "FILIAL" (Apuração Impostos Indiretos > ICMS) na lista de documentos que são apresentados no Resumo da Apuração (CFOP e UF), Difal e FECP.
Incluído filtro no menu Obrigações Estaduais > GIA SP para desconsiderar documentos fiscais com o CFOP 0000 na geração do arquivo digital.
Criação de campo na tela de Documentos Arrecadação do IPI (Apuração Impostos Indiretos > Apuração  IPI, ICMS ST, ICMS EC87, PIS/COFINS) para informar o texto do cabeçalho dos documentos de extemporaneos contabilizados manualmente.
Criação de campo na tela de documentos arrecadação do INSS (Apuração Impostos Retidos > Apuração  INSS, PCC, IRRF,ISS) para informar o texto do cabeçalho dos documentos de extemporaneos contabilizados manualmente.
Tratamento na Contabilização dos novos campos criados no serviço do TDF (Contabilização do CONV 17 / ICMS / ICMS ST / EC87 / PIS COFINS / IRPJ / IPI / ISS / PCC / INSS / IRRF).
Realizado ajuste no menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS / COFINSpara atualização das tabelas 4.3.13 e 4.3.11 EFD-Contribuições - Tabela de Códigos.
Disponibilizado para as UF's BA, SP e PR no menu Apuração Impostos Indiretos > ICMS Ajuste uma nova funcionalidade "Estorno de crédito - Deterioração, Extravio, Furto, Perda de Mercadoria".
Realziada inclusões de códigos de ajuste (Apuração de Impostos Indiretos > ICMS e EC87) para o ICMS e EC87 referentes a UF PR: PR300300PR320068PR320069PR320300 PR011080PR011081PR012000PR021080PR021081
Tratamento no menu Apuração de Impostos Indiretos > ICMS, ICMS ST, EC87, PIS COFINS, IRPJ/CSLL para possibilitar a alteração do texto da contabilização no momento da contabilização de um documento de arrecadação, que tenha sido realizada de forma manual (ICMS Próprio e ICMS Sub-Apuração).
Tratamento na carga de informações do F100 - Débitos não cumulativos criando um parâmetro para indicar se o lançamento será criado quando o saldo da conta for devedor, credor ou ambos (forma atual de funcionamento) no menu Apuração de Impostos Indiretos > PIS COFINS.
Atualização da tabela 5.2 dos Código Valores Declaratorio para utilização das Informações Adicionais da Apuração - Valores Declaratórios para a Filial situada na UF - Piauí (Apuração Indiretos > ICMS).